domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mente Musical

Oeee galera, no momento estou viciadão no meu blog, e por coincidência mudando de humor com frequencia, tenho certeza que amanhã de manhã vou ser atingido por uma tristeza enorme e sem motivo logo ao acordar. Passei o dia no PC, normalmente isso me deixa puto, com um sentimento de vazio, mas acho que foi um dos melhores dias de se passar no PC, quase perdi uma amizad muito importante pra mim, mas como isso não aconteceu acabamos conversando quase a tarde toda.
Descobri que pessoas adoram fardas mais do que eu pensava (mais as garotas, com todo o respeito, foi só uma observação). Eu tento evitar de falar muito de mim até mesmo pq fica sacal, então vamos ao que realmente interessa =)

Talvez eu esteja me contradizendo, mas já perceberam como as melhores músicas são bem simples? Os meus amigos músicos que me apoiem ou me critiquem, mas obras famosas, e não só pela fama, mas pela qualidade e sensação que a musica passa, são em grande parte simples de se executar, eu como guitarrista posso citar algumas: Knocking on heavens Door, Que País é esse, beautiful lie, blitzkrieg bop, Drive, Satisfaction, Quando o Sol se for, a maioria das do ACDC...enfim, citei algumas que eu curto, acho que to esquecendo muitas muito boas, mas foi só pra exemplificar. Falo isso porque me lembro de muitos músicos criticando esse ou aquele músico e sempre tem aquela crítivca polêmica, como aqueles que não curtem Guns N Roses, Beatles, Rolling Stones, etc...Mas o mais incrível é que a maioria não discute o mais importante, a sensação que a música passa, ignoram a música como arte, ela passa a ser um medidor de fodacidade(me perdoem o linguajar), ou seja, tal banda ou músico só é bom se dominar mais técnicas ou se tocar com velocidade, coisas do tipo. A minha opinião é que a música pode ser fácil, difícil, é saudável admirar um músico por suas habilidades e domínio sobre o instrumento, mas acho que o mais importante é sentir a música e aí sim gostar ou não gostar dela, e além de tudo considerar que a reação que uma música provoca em você nunca vai ser a mesma que em outra pessoa, nem no próprio autor da musica, e é isso que eu acho legal, provocar sensações diferentes. Outra coisa que eu acho desvirtuamento de valores é usar a música como pretexto pra alguma coisa, vou dar um exemplo bem polêmico: Façam uma pequena pesquisa discreta rpa descobrir por que as pessoas que gostam de forró de fato gostam de forró, dê preferência a entrevistar homens. Você vai notar que a maioria vai dizer que é pra "pegar mulher", nada contra "pegar mulher", mas por favor, sejamos sinceros, o forró hoje em dia está sendo usado como ritual de acasalamento,falo do forró porque é a cultura de onde eu moro, mas a mesma análise pode ser feita ao funk carioca e a alguns pagodes e musicas sertanejas (não me matem T.T), no fim das contas a arte fica em último plano e dificilmente é apreciada pelas pessoas. Ah quase esqueço de citar, música é música, a letra pode fazer parte da obra, mas a não ser por mera fonética pra mim pocuo interfere na música em si, por isso acho estranho música Gospel ou os fãs de Renato Russo(apesar de eu ser um deles), Música Gospel pra mim é como uma música qualquer, e Renato Russo foi um ótimo poeta, mas é como eu digo, ele escrevia melhor do que compunha =).

8 comentários:

  1. Forro bem dançado é aquele que a mulher sai grávida!

    Renato > all!

    ResponderExcluir
  2. n importa
    a letra eh sim parte muito importante da musica pois a voz é mais um instrumento na simphonia

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o lance das músicas simples... Elas não precisam de enfeites e coisas fodas pra deixá-las melhores, são boas e ponto. Forró, ahh, o forró. Eu não acredito que o intuito seja unica e exclusivamente "pegar mulher", convenhamos que o ritmo é contagiante, assim como o do funk e tal, mas esses estilos musicais vêm sendo piorados cada vez mais. Enfim, como diria um conhecido meu, esse mundo tá todo errado.
    Gosto do seu blog, Vi! Sou e continuarei sendo uma leitora assídua, prometo! rs

    ResponderExcluir
  4. Agradeço os comentários pessoal ^^ é interessante ver as opiniões diferentes e a reação de acada um quanto aisso, parabéns pela originalidade ^^

    ResponderExcluir
  5. AHAHAHAHA isso me lembra o Parnasianismo, Costrução foda estética de texto, com mensagem vazia.

    ResponderExcluir
  6. Acho q música é muito mais feeling do que técnica, afinal, é preciso de feeling pra saber se a técnica funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  7. é verdade ^^ Enfeitar demais e perder o prazer faz a musica ficar sem sentido =)

    ResponderExcluir
  8. Concordo.. hj em dia a galera pensa muito mais em mostrar q sabe tocar... tem muita gente q ateh começa a tocar o instrumento pra aparecer, e não pelo simples motivo para q ele foi criado q eh ARTE, não importando se ela eh simples, complicada... o importante eh saber fazer...

    ResponderExcluir