Neste post eu não vou falar sobre algo que eu li ou vi, acho que algumas vezes você deve ser incoerente consigo mesmo, perguntar a razão de você fazer algumas coisas, o motivo das coisas funcionarem ou não funcionarem do jeito que são. É pensando nessas coisas que nós humanos conseguimos encontrar algumas respostas, muitas não ficam evidentes em palavras ou em coisas expressíveis, afinal nem todas as resposatas são assim, só pelo simples fato de você se sentir feliz fazendo algo significa que você teve uma dessas respostas.
Se vocês pararem um pouco pra pensar sobre isso, analisarem um pouco, vão perceber que muitas das coisas que ensinam a gente sobre certo e errado, bom e ruim, são mera convenção ou tradição, ou os dois, óbvio xD. Até agora tudo faz sentido, agora eu vou falar de um exemplo de assunto polêmico: Pena de morte, percebam que muitos são contra e muitos a favor, mas é difícil saber quem é maioria, eu por exemplo prefiro não opinar, porque eu vejo argumentos plausíveis muito fortes dos dois lados: A lei diz que matar é crime, é a violação de um direito básico que é o direito a vida, sendo assim, qual é a lógica de punir um criminoso com a morte? Eficácia? claro, é óbvio, isso impede que ele faça qualquer coisa. Voltaire fala sobre isso se referindo À guerra, onde teoricamente matar seria "permitido" "Matar é proibido...a não seja que seja feito em larga escala e ao som da trombetas". Já do outro lado a gente tem que analisar a justiça como justiça, pensando friamente e racionalmente, um cara que mata só poderá pagar pelo que fez com a própria vida, um criminoso tem seus direitos e perde outros, dentre eles o de viver, além do mais seria uma medidad preventiva de reincidência e aliviaria a situação dos presídios.
No próximo post pretendo continuar com essa linha de pensamento, mas pra falr de outro assunto que foi motivo de uma discussão bem legal lá na sala: Filhos, ter, não ter, como criá-los, etc...(não tenho filhos xD, que fique bem claro).
Ah, só pra motivo de informação...No Brasil existe pena de morte ;D
até mais ^^!
Bem complicado, às vezes eu sou a favor, mas será que daria certo a pena de morte ??
ResponderExcluirEu vejo pelos EUA , em alguns lugares de lá tem e os crimes continuam, mas é aquela coisa, as leis são bem mais rigorosas, até por infrações de trânsito, já aqui no Brasil ...
Quero ler seu próximo post =D
Pena de morte? Se que mata tem que morrer, então quem matar a pessoa que cometeu o crime tem que morrer também. Não sobraria ninguem na terra =P
ResponderExcluirE está errado, no Brasil não existe PENA DE MORTE vigor!
ResponderExcluirA justiça não pode nunca punir uma pessoa quebrando seus próprios princípios meu amigo.
ResponderExcluirPensar em pena de Morte é digno de uma sociedade que não tem compromisso com a justiça e sim com a vingança ou revanchismo digno de códigos como o de Hamurabi.
Do Contrário quem matar o Criminoso estará cometendo o mesmo erro, sendo coberto pela justiça? Cade a coerência nisso?
Pena de Morte é muito ilógico, não há volta no que o criminoso fez, não há como quitar a divida perante a pessoa, e isso tem que ser aceitado. Portanto ele terá que pagar a divida perante a sociedade em "Exclusão" por representar perigo a sociedade, não pra quitar dividas.
Justiça não é pagar o que deve como o senso comum, e sim um meio de proteger a sociedade e suas próprias leis. Se é proibido ao homem matar. É irracional uma lei que use a morte como punição.
E a Pena de Morte não existe no Brasil em vigor, existindo apenas em tempos de guerra. E A lei do Abate, não é considerado pena de Morte pelo STF.
"existindo apenas em tempos de guerra", errado, ela existe em qualquer momento, mas só é utilizada em caso de guerra declarada e realizada por fuzilamento.
ResponderExcluirse matar um criminoso for cometer o mesmo erro, então o que dizer de quem o faz em legítima defesa? Seguindo essa linha de pensamento, nesse caso a pessoa que salvou a sua vida seria pior do que a que tentou tira-la. Por que para a defesa ser bem sucedida é preciso matar o agressor antes dele le matar, ou seja, você mata uma pessoa que ainda não matou ninguém.
alguém pode argumentar: mas é em defesa própria, uma vida ou outra, ou algo do tipo.
pra quem não sabe, legítima defesa também pode ser feito em nome de outra pessoa, exemplo: josé discutindo com zeca, puxa uma arma pra ele e está pronto pra atirar, eu vendo essa situação posso matar josé pra salvar o zeca, ou seja, tirar a vida de uma pessoa as vezes é lícito, nenhum direito é absoluto, nem mesmo a vida. Com isso quero dizer que quem mata outro em nome da lei não comete crime, muito menos precisaria morrer.
Sobre a lei do abate: derrubar um avião com pessoas dentro, o resultado morte é quase inevitável então é obvio que é pena de morte, mas o STF tem que proteger a constituição, se a pena de morte é proibida então eles não podem considerar a lei do abate como pena de morte, é uma questão de manutenção do poder.
Hehe, por essas e outras eu não opino sobre isso xD. Vide Voltaire e vide os casos citados por Filipe, eu percebi ultimamente que todos os dias nós somos obrigados a tomar decisões e formar opiniões, muitas vezes pela nossa segurança, mas eu aprendi que quando a gente se prende muito a princípios que a gente mesmo forma a gente perde um pouco da "humanidade", nós temos que lembrar que nós somos seres, que além de pensantes, temos emoções, a gente pode falar de matar ou de morrer, mas tirar a vida de alguém, eu garanto que é no mínimo traumatizante =/
ResponderExcluirIgnorando a questão de humanidade, eu acredito que pena de morte não é a solução. Pois no plano micro, ela não faz bem para a sociedade, é apenas uma forma para as pessoas atingidas pelo ato criminoso buscarem "alívio", o melhor para a sociedade seria a reabilitação dos infratores. Apesar que no Brasil não temos um sistema que reabilite as pessoas para a vida em sociedade efetivamente.
ResponderExcluirE no plano macro, existem crimes que podem causar uma revolta geral tão grande que fazem as pessoas quererem a pena de morte, mas isso não impedirá que esse crime volte a se repetir, o sangue só serviria para dar sensação de alívio à sociedade sempre que ele se repetisse.
Então não sou contra, nem a favor, pois tanto faz não matar por não ter solução, ou matar apenas pra dar alívio a sociedade.
/Errado Felipe, ela não existe em vigor no Brasil, é anticonstitucional oq voce fala.
ResponderExcluirE comparar defesa, com pena de morte foi o comentário mais pifio que já vi na vida.
Porque o primeiro caso é DIREITO pessoal, diferente de pena de morte, no qual seria uma punição da justiça.
lei do abate não é pena de morte, os tiros não são pra matar,são tiros de advertencia. seria como atirar no em um ponto não vital. Não é pena de Morte Filipe.by STF.
ResponderExcluirahh e pena de morte dá um grande alivio a sociedade kkkkkkkkkkkkk
não comparei legítima defesa com pena de morte, comparei a situação de quem mata alguém me favor da "justiça" ser pior ou igual a essa pessoa.
ResponderExcluirE na lei do abate, é uma questão de causalidade, se eu atiro em um ponto não vital, porem é quase lógico que você vai morrer, é a mesma coisa de atirar pra matar.
Alívio no sentido de acalmar, no exemplo do goleiro Bruno, quem não queria que ele morresse caso fosse provado a autoria dele?
João, me lembre de te mostrar o CPM (Código Penal Militar) e a parte que fala sobre pena de morte, Filipe está certo e eu disse isso porque to estudando isso agora, na verdade nesse post eu citei isso por esse motivo. Sim Lei do abate inclui o tiro de destruição, nela consta que o piloto deve sinalizar à aeronave hostil que entre na frequencia de comunicação com um gesto de asas, se não for obedecido, a aeronave tem autorização para dar um tiro de advertencia que consiste em obrigação de aterrissagem, não sendo obedecida essa ordem o piloto tem autoridade o suficiente pra executar o tiro de destruição, tiro esse que causa a morte dos tripulantes, ou seja, o tiro de destruição é a pena de morte por desobedecer a ordem direta de um representante da Força Aérea Brasileira, soberana no espaço aéreo nacional =)
ResponderExcluirCPM é TEMPO DE GUERRA. É dificl entender isso? Não esta em vigor no Brasil.
ResponderExcluirVoce pode estar estudando isso. Mas não sabe... Simples!
Alias os dois, Visto que a Lei do Abate é lei de proteção Proteção Nacional, não é "pena de morte"
Todos os países tem essa lei, Não é brecha, são coisas que não se misturam.
se VOCÊ ta falando! =D ahauhauhau
ResponderExcluirEu não falo por mim, Alias eu sou Voces a um ano atras, quando um professor da Federal(que tem um cargo importante), falou pessoalmente comigo e me explicou sobre o tema.
ResponderExcluirNenhum de nós dois é a favor da pena de morte, mas ela existe e lei do abate leva a morte.
ResponderExcluirpena = punição ou castigo por lei.
pena de morte = punir com a morte.
quem ta no avião morre, sinceramente não sei como expremer mais esse assunto...
talvez vc esteja pensando que a lei do abate é a "pena de morte" prevista no codigo militar, mas estamos falando de outra que realmente é considera pena de morte.
ResponderExcluira questão da lei do abate é que ela tem carater de pena de morte.
talvez vc ainda seja a mesma coisa que era um ano atras...
Não é Complicado entender,não há um tiro para destruir um avião ""embora o nome seja tiro de destruição" ele apenas atinge pontos especificos.
ResponderExcluirÉ o mesmo principio do policial que atira no bandido.
Só que em defesa da nação, não pessoal.
Não é considerado anticonstitucional. Passou pelo STF.
O ponto que voces erram é de fato comum, não os culpo.
É Tão Simples de entender que se a lei do Abate for de fato cumprida de forma correta, ninguem morre...
ResponderExcluirO tiro de destruição
ResponderExcluirAinda segundo a “Lei do Abate”, o tiro de destruição consiste na realização de disparo de tiros, feitos pela aeronave de interceptação, com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do voo da aeronave transgressora. Ou seja, o tiro de destruição não é exatamente aquilo que se imagina dele, pois a aeronave não deve ser destruída, como alguns podem imaginar.
http://www.aereo.jor.br/2010/04/19/o-emprego-dos-sabres-e-a-lei-do-abate/
Touchê
não vejo por que discutir sobre isso. a pena de morte seria uma coisa boa?
ResponderExcluirsim e não, sim por que colocaria um peso a mais na mente do bandido, não seria por que tem sempre alguém reclamando sobre como devem poder viver.... até parece....
mas bem, foi falado acima sobre os criminosos.
bem no meu ponto de vista, quando a sociedade foi criada foram criadas regras para tornar possível a convivência em grandes grupos, saindo dai o criminoso, aquele que foi contra o acordo feito para mantê-lo seguro, não deveria ter direito a nada, todos os direitos dele são dados por aquilo que ele esta desconsiderando logo ele mesmo os anulou.
e pra mim matar seria uma resposta muito fácil, em vez de pena de morte, que normalmente é indolor, ele tinha que sofre torturas das piores possíveis até a morte, isso sim seria uma punição.
mas essa é só minha opinião;
Caras, sinto dizer, mas se pena de morte é aplicada em tempo de guerra ou não, eu tava analisando o CPM q eu recebi aqui...percebi q não ta completo xD, posso ter me enganado, acontece, vou procurar o completo pra conferir isso, por favor João, não me mate, até porque é crime xD
ResponderExcluirPronto, agora que eu desisti de procurar onde no CPM diz q pena de morte é só em tempo de guerra, eu abro mão de discutir sobre isso, até porque discutir isso nunca foi minha intenção, se quiser, releia o post, só pra esclarecer se alguém deixou de entender, o CPM não está em vigor só em tempo de guerra, mas o que ficou em dúvida pra mim foi se a pena de morte é aplicada só em tempos de guerra.
ResponderExcluirNo fim das contas concluimos que: pena de morte existe há muito tempo no Brasil, a diferença está em quando aplicá-la; Matar pra punir um meliante não faz sentido, eu concordo, acho que ficou difícil de argumentar em defesa disso, mas é fácil de entender; Matar pra se defender ou defender outra pessoa também não é errado, também concordo, mesmo porque seria o exercício do seu direito de viver. Ou seja, é como meu professor disse: - Depende xD
ResponderExcluirAgradeço os comentários galera ^^
ResponderExcluirQue fique bem claro que eu não sou nem contra nem a favor =)
Direito não é matemática pra ter certo ou errado. bjs
ResponderExcluir